O segredo da comunicação: 5 técnicas que vão fazer você ser ouvido

como falar bem em público
Comunicar bem é muito mais simples do que parece! Para encantar as pessoas à sua volta, basta duas coisas: técnica e treino.

Por Tathi Deândhela

Muita gente acredita que falar bem é um dom. Porém, a verdade é que o segredo da comunicação é muito mais simples do que parece!

Para encantar as pessoas à sua volta, basta duas coisas: técnica e treino.

Neste artigo, você vai conhecer 5 técnicas poderosas que vão te fazer ser ouvido e respeitado em qualquer situação.

Já prepara papel e caneta e vem comigo!

1. Provoque identificação com o público

Já aconteceu de alguém se aproximar, puxar assunto com você e você se sentir desconfortável?

Esse tipo de situação ocorre quando não há uma identificação!

Um jeito simples de construir intimidade com seus ouvintes é prestar atenção a algum detalhe que vocês tenham em comum. 

Por exemplo, se estiver em uma festa, se apresente brevemente e, em seguida, faça perguntas sobre os interesses do outro. Procure saber como aquela pessoa conheceu o anfitrião, quais são seus gostos, o que faz profissionalmente.

Mas cuidado! Você não está fazendo uma entrevista de emprego! Por isso, demonstre interesse genuíno, sem parecer que está seguindo um script.

2. Vulnerabilidade

As pessoas têm tendência a confiar mais em quem demonstra algum tipo de vulnerabilidade. 

Assim, um segredo da comunicação está em revelar algo não óbvio sobre si mesmo, e que possa ser considerado uma forma de vulnerabilidade.

Isso não significa sair contando seus traumas de infância por aí, é claro. 

Mas é sempre interessante ter uma história para contar. O ideal é que seja uma situação de superação, na qual antigamente você se sentia desconfortável, mas que hoje você já se sinta bem para compartilhar.

Em minhas palestras, por exemplo, eu conto sobre a minha relação de competitividade amigável com meu primo Murilo. Nós estudamos juntos durante a infância, e eu ficava indignada por ele ter notas melhores que as minhas – mesmo eu “estudando” mais que ele.

Revelar esse pequeno detalhe sobre mim abre possibilidades para que as pessoas não apenas se identifiquem com a minha experiência, como ainda se sintam à vontade para me contar histórias parecidas que viveram.

3. Emoção

A emoção é o tempero do discurso!

Isso significa que, ao contar uma história, permita-se envolver nas emoções que cada momento narrado te faz sentir. Raiva, angústia, alegria, paixão, confusão… 

Agora, como todo tempero, deve ser usada moderadamente – ou correrá o risco de se passar por exagerado e artificial.

4. Poder de síntese

O maior segredo da comunicação está naquilo que não se diz.

Por isso, o poder de síntese é uma das competências mais exaltadas em um orador de sucesso.

Ao ser eficiente e breve enquanto se apresenta o seu conteúdo, a sua apresentação tende a ser bem recebida pelas pessoas.

Se você não souber como sintetizar a sua mensagem, você corre um sério risco de deixar seus ouvintes totalmente confusos.

5. Postura

A sua comunicação vai muito além das palavras e do tom que você utiliza. Inclusive, muitas vezes você passa uma mensagem muito mais poderosa através da sua postura!

Pode observar: quando estamos nervosos, temos a tendência natural de curvar os ombros, olhar pra baixo ou nos movimentarmos com mais agitação.

Isso faz parte dos sistemas de proteção que o nosso cérebro desenvolveu por milhares de anos para nos manter seguros.

A boa notícia é que essas reações podem ser controladas. 

Portanto, o segredo da comunicação quando você é o foco da conversa está em relaxar os ombros, manter a coluna ereta, olhar as outras pessoas nos olhos e demonstrar sua confiança em si mesmo.

Há muitos outros segredos da comunicação a se descobrir

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