Como fazer o seu time realmente vestir a camisa da empresa?

boa liderança
Ao longo de minha trajetória, construí uma convicção: fortalecer a cultura é, sim, a única forma de construir um time engajado que, de fato, vista a camisa.

Ao longo de minha trajetória, construí uma convicção: fortalecer a cultura é, sim, a única forma de construir um time engajado que, de fato, vista a camisa.

Mas, calma, não se deixe iludir por essas primeiras linhas deste artigo. Para o bem da verdade, preciso lhe dizer que, como executiva, não busco profissionais engajados… eu procuro por pessoas apaixonadas. São essas que eu quero!

Pessoas engajadas vestem a camisa da empresa; pessoas apaixonadas imprimem na pele a paixão por trabalhar naquele lugar.

Pessoas engajadas entram no mar e nadam na superfície; times apaixonados mergulham fundo!

Mas como fazer para obter essa mudança? Minha experiência de 20 anos como executiva me ensinou um método.

Empresas que conseguem tornar seu time apaixonado são aquelas que buscam, acima do lucro, um propósito. E, quando conseguem pessoas que acreditam nesse propósito e o assumem como uma bandeira, elas deixam de ter apenas funcionários e passam a contar com colaboradores.

Sim, porque colaboradores fazem parte de um time. Não trabalham em departamentos isolados que competem entre si, mas em áreas parceiras e complementares que “colaboram”, juntas, pelo melhor para o cliente, para os negócios, para a empresa e para si próprios.

1. Cultura

E essas pessoas têm esse propósito muito claro, por meio de uma cultura corporativa robusta e que permeie todos os níveis hierárquicos, conseguindo transmitir esse objetivo para seus colaboradores.

E aqui, algo importante a ser dito: falar de cultura é falar da essência de uma empresa, daquilo em que ela acredita e daquilo que ela valoriza. Costumo falar que a cultura e os valores de uma empresa são sua assinatura genética, é algo que está no seu DNA.

A forma como a cultura é apresentada pode mudar, a embalagem, até mesmo a construção do discurso pode ser atualizada. Mas o que é essência precisa ser preservado, defendido, transmitido às novas gerações. A forma pode até atrair, mas é a firmeza de convicção que convence, fideliza, apaixona!

2. Diversidade e Inclusão

Empresas que conseguem tornar seu time apaixonado são empresas que têm tamanha certeza de quem são e quem querem ser, que não receiam o novo, o diferente, pelo contrário, acreditam e investem na diversidade e inclusão, porque só com pessoas de diferentes realidades conseguiremos criar um ambiente rico, criativo, e que possibilite a inovação e a troca constante de experiências e aprendizados. 

3. Desaprender

Empresas que conseguem tornar seu time apaixonado são empresas que ajudam seus colaboradores a desaprenderem para aprender. São empresas que estimulam o aprendizado, a quebra de protocolos, aceitam o erro na busca pelo acerto.

4. Forme times e remunere bem

E, sobretudo, são empresas que sabem formar times de alto desempenho e remuneram de forma condizente. Afinal, se você quer os melhores, remunere à altura. Uma boa liderança precisa almejar que a equipe tenha certeza de que está no emprego certo, está sendo extremamente bem remunerada pelo seu desempenho e que é reconhecida.

5. Conecte sonhos

E, por fim, empresas que conseguem ter um time apaixonado são aquelas que servem com um hub de sonhos. Um local onde vários sonhos se conectam em um só. O sonho é um dos maiores combustíveis na vida de alguém. Imagine o seu poder. E, pensando no âmbito de uma organização, imagine o poder de vários sonhos conectados. Ah, não existe magia maior, pode acreditar!

Eu tenho vivido essa experiência há alguns anos. E posso dizer que, quando um líder consegue conectar os sonhos de cada um dos seus colaboradores ao sonho da própria empresa, a organização, qualquer que seja o tamanho dela, entra em um estado de flow espetacular… E coisas incríveis acontecem!

Não importa a idade ou o tempo de empresa, todos precisamos ter a convicção de

que sonhamos os mesmos sonhos.

O desejo de futuro de carreira do time precisa ir ao encontro do crescimento da empresa.  Se for assim, os colaboradores vão saber que podem e devem chegar aonde querem juntamente com a empresa.

Esse é, sem dúvida, um dos grandes segredos do sucesso de qualquer organização: acreditar que seus propósitos podem, sim, impactar positivamente a sociedade e contribuir para transformar o mundo para melhor!        

Gratidão!

Renata Spallicci, vice-presidente executiva da Apsen Farmacêutica, empresária, escritora, palestrante, coach e influenciadora digital, é uma mulher de muitos talentos e uma capacidade de realização única.

Compartilhe o post:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Posts relacionados